Impacto Acadêmico e Social


  • Selecione outro idioma

Mestrado em Direito e Desenvolvimento Sustentável


O mestrado em Direito do UNIPÊ tem contribuído consideravelmente para o engrandecimento das Ciências Jurídicas paraibana, formando e capacitando profissionais acadêmicos e pesquisadores de grande qualidade científica, dotados também, de relevante papel social para o desenvolvimento do Estado e da região. Ele foi concebido para oferecer as propícias condições aos seus atores de desenvolverem as respectivas habilidades jurídico-acadêmicas dentro das temáticas que envolvem o seu campo de estudo, proporcionado um espaço de aprendizagem, de construção do saber científico, e elaboração de produtos técnicos e informativos na sua área de concentração, através do diálogo plural e democrático envolvendo todos aqueles que compartilham de seu ambiente acadêmico.

O Programa tem realizado um grande papel acadêmico através das pesquisas desenvolvidas, dissertações defendidas e trabalhos publicados pelos seus discentes, docentes e egressos nas mais diversas revistas especializadas, bem como através de livros, capítulos de livros publicados pelas melhores editoras do país. Sem falar na participação de destaques aqueles atores tem realizados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, e na própria contribuição profissional que desenvolvem no mundo do trabalho paraibano.

Ao mesmo tempo, o PPGD se propôs providenciar para que esses mestres estejam aptos a atuar enfrentando os imperativos do desenvolvimento local e regional no que concerne à assunção da responsabilidade social; à sustentabilidade ambiental e social; ao controle da gestão pública e à expansão do exercício da cidadania; à produção de obras relevantes, de circulação nacional e/ou internacional.

Frequentemente não realizadas palestras e congressos pelo Programa para fomentar a difusão do conhecimento e propagar o intercâmbio do conhecimento jurídico-científico do Estado e na região.

Desde sua efetivação, o PPGD tem realizado ações e programas que possam melhorar a qualidade de vida da população local nas mais diversas frentes do Direito, como no projeto de extensão do Centro de Assistência Jurídico Popular – CAJUP, que em parceria com o Curso de graduação em Direito do UNIPÊ e com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa-PB, fortalecem a relação da universidade com a comunidade, participando de ações sociais que priorizam a superação das condições de desigualdade e exclusão ainda existentes.

Cita-se, também, o Projeto de Extensão “Educação para o consumo sustentável”, que visa divulgar nas escolas públicas municipais de João Pessoa – PB, partindo da temática da sustentabilidade ambiental, ações interdisciplinares que conscientizem os estudantes sobre os graves impactos ambientais do consumo e sobre sua responsabilidade pela higidez ecológica e pelas futuras gerações.

Também o Programa participa ativamente das principais discussões sócio-políticas que afetem o Estado da Paraíba, através de audiência públicas nos mais diversos órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, oferecendo a visão de seus integrantes sobre os debates mais sensíveis da nossa sociedade.