Missão

Ministrar ensino de qualidade, integrado às funções acadêmicas de pesquisa e extensão, que orientam as ações institucionais no sentido de assegurar formação integral aos seus alunos, compreendendo a sua melhor capacitação nas áreas a que estão vocacionados, aliada a uma sólida formação ética e ao compromisso com o desenvolvimento da Região e a promoção do bem-estar coletivo.

Visão

Manter-se em constante desenvolvimento como instituição de ensino superior, coerentemente com sua missão, sendo reconhecido pela excelência de seus serviços educacionais, formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho, com senso crítico e inovador, consciente dos seus deveres de cidadãos, compromissados com o desenvolvimento regional.

Valores

- No processo de decisão: busca do consenso, justiça e verdade, igualdade de oportunidades, eficiência e eficácia;
-No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade;
- Na conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e pró-atividade;
... - No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, iniciativa, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário;
- No processo de relacionamento entre órgãos colegiados, coordenadorias e unidades de apoio: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada;
- No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência;
- No relacionamento com a comunidade: solidariedade, respeito ao pluralismo e à diversidade, participação e corresponsabilidade, e compromisso com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável.

Nossa História


Com quase 50 anos de atividades, o UNIPÊ é uma das melhores instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

  • 1971

    Afonso Pereira da Silva, José Loureiro Lopes, José Trigueiro do Vale, Flávio Colaço Chaves, Manuel Batista de Medeiros e Marcos Augusto Trindade fundaram em 21 de junho de 1971, no antigo Mosteiro de São Bento, o então Ipê. Em novembro do mesmo ano, por meio do convênio firmado com a Prefeitura Municipal e integração da Universidade Autônoma de João Pessoa, recebe autorização para abertura e funcionamento das faculdades de Pedagogia e Licenciatura, Ciências Jurídicas e Sociais, Educação Física, Administração, Comunicação, Artes, Psicologia e Pesquisa Marinha.

    1971

  • 1972

    O então Governador do Estado, Ernany Sátyro, sancionou a Lei 3.688, que reconheceu os Institutos Paraibanos de Educação – IPE de Utilidade Pública. A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 10 de julho de 1972. Mas o marco deste ano foi a realização do primeiro vestibular do IPE, para o qual se inscreveram mais de trezentos candidatos.

    1972

  • 1979

    Início da construção do Campus Universitário dos Institutos Paraibanos de Educação – IPE, no bairro de Água Fria.

    1979

  • 1994 - 1997

    Em 1994, há a implantação de cursos de pós-graduação. Hoje são mais de 60 opções de cursos. Em 1997, constitui-se o Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

    1994 - 1997

  • 2005 - 2007

    Em 2005, o curso de Direito recebeu pela primeira vez o selo OAB RECOMENDA, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil. Já em 2007, o UNIPÊ venceu o Desafio Sebrae, conquistando para a Paraíba uma vitória inédita. Para modernizar e melhorar ainda mais sua infraestrutura, ganhou, no coração do Campus, o Espaço de Vivência Acadêmica – EVA.

    2005 - 2007

  • 2009

    O UNIPÊ foi avaliado pelo MEC, pela primeira vez, como a melhor instituição privada de ensino superior da Paraíba e o melhor Centro Universitário privado de todo o Nordeste.

    2009

  • 2013 - 2014

    Muitas mudanças físicas foram realizadas. Iluminação, estacionamento, acessibilidade, infraestrutura, laboratórios, ampliação de convênios e estágios, entre tantas outras inovações, como a publicação da revista científica do UNIPÊ, a InterScientia, lançada no mês de abril de 2013 e que recebeu Qualis B2. Em 2014, realizou o antigo sonho de oferecer o curso de graduação em Medicina.

    2013 - 2014

  • 2018

    Setembro de 2018 foi marcado por um importante passo rumo ao futuro e à excelência: o UNIPÊ passou a fazer parte da Cruzeiro do Sul Educacional, o quinto maior grupo de educação do país.

    2018

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


Convênios com instituições estrangeiras

Convênios com instituições estrangeiras

Instituição credenciada pelo MEC

Instituição credenciada pelo MEC

Infraestrutura de ponta

Infraestrutura de ponta

Instituição Socialmente Responsável

Instituição Socialmente Responsável

Incentivo à Produção CientíficaIncentivo à Produção Científica

Incentivo à Produção CientíficaIncentivo à Produção Científica

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • Mariana de Brito Barbosa
    Reitora

    Mariana de Brito Barbosa

    Reitora

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014). Mestre em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP (2006). Especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem pela UNIARA (2016). Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela EAD/ENSP/FIOCRUZ (2014). Especialista em Gestão e Planejamento do Ensino Aprendizagem pelo UNIPÊ (2010). Tem formação em Tutoria pela UAB/ENSP/ FIOCRUZ. Tem formação em Pilates Clássico e Científico (2011). E é Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ (2003). Atualmente, é Pró-Reitora Acadêmica do UNIPÊ. Membro do Banco de avaliadores (BAsis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É Conselheira do Conselho Estadual de Educação da Paraíba - CEE -PB, atuando como vice-presidente da Câmara do Ensino Médio e Ensino Superior; Membro da Comissão Própria de Avaliação -CPA e Docente de Cursos de Pós-Graduação e de Graduação. Foi Assessora Acadêmica da PROAC (2016-2017), Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação do UNIPÊ (2012-2015), Tutora da UAB/ENSP/FIOCRUZ no Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2015-2016). Coordenadora do Curso de Fisioterapia do UNIPÊ (2007-2012), Coordenadora da Comissão Estadual da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia - ABENFISIO (Seção- Paraíba- 2011-2014). Coordenadora dos Estágios de Saúde do UNIPÊ (2012-2013). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa- CEP/UNIPÊ (2007 a 2014). Atua na área de gestão acadêmica, metodologias ativas na formação superior e gestão e planejamento do ensino e da aprendizagem.

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  • Andrea Carla Brandão da Costa Santos
    Coordenadora de Pós-Graduação e Educação Continuada

    Andrea Carla Brandão da Costa Santos

    Coordenadora de Pós-Graduação e Educação Continuada

    Possui Graduação em Fisioterapia pela UFPB (1997), Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UFPE (2000) e Mestrado em Engenharia de Produção pela UFPB (2004). Doutora em Saúde Materno Infantil pelo IMIP/ PE (2016). Atuou como Coordenadora, por 3 anos, do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIPÊ e como Coordenadora Adjunta do Curso de Fisioterapia do UNIPÊ, no período de 2015 a 2019. Atualmente, está a frente da Coordenação da Pós-Graduação e Educação Continuada do UNIPÊ e professora adjunta da unidade curricular Fisioterapia Cardiovascular, Coordenadora dos cursos de Especialização de Fisioterapia em terapia intensiva e Fisioterapia em neonatal e pediátrica. É Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de João Pessoa, atuando na UTI cardiológica e na urgência e emergência cardiológica. Foi professora adjunta do Instituto Paraibano de Ensino Renovado, no período de 2005 a 2014. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória adulto e infantil e Terapia intensiva.

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  • Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr
    Pró-reitor de Educação a Distância

    Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr

    Pró-reitor de Educação a Distância

    Professor pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Graduado e mestre em Física e doutor em Física Teórica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Nos últimos anos atuou, além das atividades de pesquisa no programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, como coordenador de curso, assessor de reitoria, diretor na área de tecnologia e computação. Atualmente é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias aplicadas à educação, ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, ensino de ciências e matemática e ensino de computação.

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Órgãos Colegiados


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE

O CONSEPE, órgão central de supervisão das atividades didático-científicas de ensino, pesquisa e extensão tem competência deliberativa, normativa e consultiva. Integram o CONSEPE a Reitora, como sua Presidente; a Pró-Reitora Acadêmica; a Coordenadora de Pós-Graduação e Educação Continuada; os Coordenadores dos Cursos; dois representantes do corpo docente e um representante do corpo discente.

Conselho Universitário – CONSUNI

O CONSUNI é o órgão de deliberação coletiva, de natureza normativa, consultiva e jurisdicional, constituído pela Reitora, como sua Presidente; pela Pró-Reitora Acadêmica; pela Coordenadora de Pós-Graduação e Educação Continuada; por representantes da Mantenedora (IPÊ); por um representante do corpo docente de cada Departamento; por um representante do corpo técnico administrativo; por um representante do corpo discente e por dois representantes da comunidade.

Ensino

Quando ainda éramos o IPÊ, fundado no antigo Mosteiro de São Bento, nem imaginávamos até onde o empreendedorismo de nossos criadores, um grupo de professores visionários, nos levaria.

O que podemos dizer é que cada ano letivo tem sido um registro do trabalho sintonizado e bem-sucedido entre docentes, discentes, corpo diretivo e pessoal técnico-administrativo. Estão aí para comprovar os mais de 40 cursos de graduação, o programa de Mestrado, as especializações, as extensões, os cursos de MBA, os técnicos e os livres, todos em plena atividade.

Todas as áreas do conhecimento humano são tratadas com muita competência e profissionalismo, por isso, tenha a certeza de que existe um curso feito especialmente para você, seja em Ciências Humanas e Educação, Exatas, Gestão e Negócios ou Saúde.

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Pesquisa

A Iniciação Científica visa despertar a vocação de talentos potenciais entre os estudantes para pesquisas no que tange tecnologia e inovação, contribuindo assim, para formação integral do discente. A Pesquisa, por sua vez, colabora com o desenvolvimento sustentável regional e local dialogando com a realidade das políticas públicas, tendo como objetivo final, a inserção do discente no mercado de trabalho.

Para participar dos projetos como pesquisador, o aluno deve ficar atento ao edital de seleção divulgado no início de cada semestre, no qual constará todas as informações sobre número de vagas, requisitos e etapas do processo seletivo.

São cerca de 35 projetos de pesquisa aprovados semestralmente gerando cerca de 600 vagas para alunos de todos os cursos e semestres, inclusive para alunos calouros.

 

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Extensão

A indissociabilidade entre Ensino, Extensão e Pesquisa requer que cada atividade de Ensino envolva a perspectiva da produção do conhecimento e sua contribuição social e que cada atividade de Pesquisa se articule com o conhecimento existente e seja vinculada à melhoria da qualidade de vida da população e integre o conhecimento adquirido no meio acadêmico com a comunidade na qual a Instituição está inserida.

Esta integração traduz um espaço privilegiado no qual, educadores, educandos e comunidade articulam a difusão e a produção do conhecimento acadêmico e popular. Esta integração possibilita a percepção enriquecida dos problemas sociais e as soluções de forma solidária e responsável.

Para participar dos projetos como extensionista, o aluno deve ficar atento ao edital de seleção divulgado no início de cada semestre, no qual constará todas as informações sobre número de vagas, requisitos e etapas do processo seletivo.

São cerca de 70 projetos de extensão aprovados semestralmente gerando cerca de 1400 vagas para alunos de todos os cursos e semestres, inclusive para alunos calouros.

 

Conheça os serviços!
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NAI

O Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI tem por escopo garantir a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica, minimizando impedimentos comportamentais, pedagógicos, arquitetônicos e de comunicação, conforme disciplina os Decretos 5.296/2004 e 5.626/2005. A Comissão deste núcleo foi instituída pela Portaria G.R. 021-C/2019.

Os objetivos do Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI são: criar espaços de discussão que promovam a melhoria das práticas pedagógicas, através do estabelecimento de diálogo crítico-construtivo; apoiar a prática pedagógica, realizando atendimentos aos discentes, direcionando-os quando necessário, às clínicas-escolas institucionais; atuar junto à gerência do Campus, no sentido do atendimento das necessidades arquitetônico-estruturais; promover eventos, tais como campanhas educativas, workshops, palestras, de forma a conscientizar a comunidade acadêmica acerca da inclusão.

Contatos: nai@unipe.edu.br ou (83) 2106-9348/9344

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Internacionalização

O UNIPÊ sem fronteiras!


Tão importante quanto estudar o que se gosta é poder agregar ainda mais valor ao curso que definirá sua profissão. E uma experiência internacional até que cairia bem ao seu currículo, não é mesmo? O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC foi criado exatamente para isso: ser o articulador nas demandas relativas à Internacionalização do UNIPÊ.

Isso significa que os professores responsáveis por esse setor estarão voltados a propor atividades relacionadas a programas de mobilidade acadêmica, ou seja, intercâmbios, e tudo que orbite o assunto, seja orientando alunos interessados em estudar no exterior, recebendo alunos de outros países que irão estudar na instituição, estabelecendo novas parcerias com universidades estrangeiras, entre outras iniciativas. Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é preciso consultar o edital que regulamenta o processo seletivo.

Saiba mais!
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Comitês de Ética em Pesquisa

Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica no UNIPÊ


Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão das nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).

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A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando o UNIPÊ passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2018, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 1000 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
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