Núcleo de Acessibilidade Institucional - NAI


O Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI visa facilitar e promover o envolvimento de todos na construção do saber, proporcionando aos professores e alunos subsídios e assessoramento com foco no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, considera fatores históricos, econômicos, políticos e educacionais que possuem relação direta com as subjetividades individuais e coletivas que con­figuram o processo pedagógico.

Objetivos

Avaliar as situações relacionadas com problemas de desenvolvimento e di­ficuldades no processo de ensino-aprendizagem, relacionamentos interpessoais e ajustamentos emocionais;

– Identi­ficar as causas do insucesso acadêmico;
– Promover medidas de correção das di­ficuldades encontradas, mediante observação, intervenção e acompanhamento;
– Em parceria com os cursos, desenvolver atividades que gerem melhorias às demandas sociais do cenário acadêmico do UNIPÊ.

Atividades Desenvolvidas

– Disponibilização de intérpretes de Libras;
– Disponibilização de acompanhantes para pessoas com autismo;
– Auxílio na gestão de tempo de alunos com di­ficuldade de aprendizagem;
– Capacitações periódicas com professores e colaboradores;
– Projetos de melhoria para acessibilidade dos espaços físicos;
– Campanhas temáticas, mostras e ações de conscientização.

Atendimentos

O atendimento do NAI pode surgir da necessidade de alunos, professores, coordenadores ou funcionários. As solicitações podem ser feitas pessoalmente, por contato telefônico, pela ouvidoria ou por e-mail para o setor – estão disponíveis formulários desde o ato de matrícula, na CAA/SEGEN.

Profª Erika Aranha
Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI.
Atendimento de segunda a sexta-feira, à tarde, e/ou por agendamento
(83) 2106 -9348

Bloco Reitoria – Sala 402. Campus do UNIPÊ, BR 230, Km 22 | Bloco da Reitoria, sala 401 | Água Fria, João Pessoa-PB. E-mail: nai@unipe.edu.br

ALUNOS COM LAUDO MÉDICO
O laudo facilita a intervenção do NAI na necessidade do aluno. O Estatuto da Pessoa com De­ ciência (LEI nº 13.146/2015, Art. 30) destaca que é necessário apresentação de documento comprobatório da condição de saúde.

ALUNOS SEM LAUDO MÉDICO
Também serão atendidos, embora os psicólogos e psicopedagogos da Instituição não possam emitir laudo, conforme os códigos de ética das pro­fissões.

Equipe

O NAI é formado por uma equipe multipro­fissional, com foco em intervenções ativas. Além disso, o Núcleo é integrado com as Clínicas-Escola de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Enfermagem. A proposta é tornar os atendimentos desses espaços mais assertivos e colaborativos.