Avaliação Institucional

Instrumento de melhoria da educação superior


A Avaliação Institucional integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), que abrange todas as Instituições de Educação Superior do país, seus cursos e o desempenho de seus estudantes. Por meio deste processo, são avaliados aspectos essenciais de uma IES, como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, planejamento, gestão da instituição, atendimento ao discente, corpo docente e instalações físicas.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é o órgão responsável pela coordenação dos processos internos de avaliação de uma instituição de ensino superior, com fins de sistematização e prestação de informações. Esta comissão é constituída por representantes de alunos, docentes, funcionários e sociedade civil.
É um canal direto de comunicação entre a comunidade (alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e sociedade civil) e o UNIPÊ, em busca da excelência na prestação de serviços, comprometida com o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Autoavaliação Institucional

Ocorre uma vez ao ano, no segundo semestre letivo, com a participação de discentes, docentes e técnicos-administrativos.

No UNIPÊ a autoavaliação é realizada on-line, via sistema acadêmico, e consiste em responder questionários que avaliam as infraestruturas dos cursos e do campus, avaliam discentes, docentes, coordenadores e técnico-administrativos, a logística e serviços de interação institucional e a satisfação em fazer parte da comunidade acadêmica.

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA (arquivo)
AVALIAÇÕES GLOBAIS (arquivo)
AVALIAÇÃO ACADÊMICA POR CURSOS (arquivo)

Como ocorre
– Planejamento da campanha pela CPA;
– Reuniões entre CPA, gestores acadêmicos, assessoria de comunicação, assessoria de atendimento ao aluno, docentes e alunos;
– Ampla divulgação da avaliação acadêmica: reuniões, divulgação de matérias e vídeos no portal do UNIPÊ, cartazes e outdoor;
– Pesquisa com professores, alunos e técnico-administrativos por meio da aplicação de questionários da avaliação acadêmica;
– Elaboração de relatórios e apresentação dos resultados obtidos na pesquisa
– Divulgação dos resultados para toda comunidade acadêmica e sociedade civil;
– Balanço crítico da avaliação realizada e acompanhamento das ações demandadas a partir dos relatórios divulgados.

 

O que é Sinaes?
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes foi criado com o propósito de acompanhar de perto as atividades das Instituições de Ensino Superior, como forma de estimular o bom trabalho realizado por algumas e de corrigir os problemas encontrados em outras.

Você Pediu, a CPA Ouviu

Todas as demandas apresentadas pela comunidade acadêmica durante a CPA são avaliadas pela gestão.

Como devolutiva, todas as conquistas são divulgadas no próprio campus da instituição, por meio da ação “Você pediu, a CPA ouviu”, com placas acompanhadas dos  QR Codes (que levam para as informações sobre as melhorias).

Membros

1 – Rafaela Gerbasi Nóbrega (Coordenadora)
2 – Izabel Cavalcanti Barros Lamenha Pinto (Representante Corpo Docente)
3 – Nuno Pinto Fernandes Machado de Araújo (Representante Técnico-Administrativo)
4 – Ana Célia Lisboa da Costa (Representante Técnico-Administrativo)
5 – Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira (Representante da Sociedade Civil Organizada)
6 – Maria Izabel Cavalcanti Cabral (Representante da Sociedade Civil Organizada)
7 – Clara Maria Sousa Mendonça (Representante Discente)

WhatsApp

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com a gente!