Rádio CBN: Professor do Unipê fala do seu estudo sobre exercício físico em casa durante o confinamento na pandemia COVID-19 e a saúde mental em adultos

08/09/2020

O professor Bruno Teixeira Barbosa, do curso de Educação Física do Unipê, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual Vale do Acaraú, desenvolveu um estudo comparativo transversal sobre os benefícios da atividade física realizada em casa durante o confinamento da pandemia da Covid-19 na qualidade de vida e saúde mental em adultos.

A Rádio CBN João Pessoa conversou com o professor Bruno, que disse que 89 pessoas, sendo 51 mulheres e 38 homens, participaram do estudo. “Primeiro dividimos essas pessoas em três grupos: um de pessoas que mantiveram a prática da atividade física regularmente em casa na quarentena por pelo menos três vezes por semana, e mais dois grupos fisicamente inativos – um se manteve fisicamente inativo durante o isolamento social, mas antes desse período se exercitava, e o outro não praticava antes do confinamento e continuou sem praticar durante ele”, conta o professor.

O estudo comprovou a importância da prática de atividades físicas em tempos de isolamento social. “Quem se manteve praticando atividades físicas durante esse período de confinamento, em uma média de 40 dias isolados, teve uma melhor qualidade de vida geral, melhor qualidade de sono e reportou níveis menores de ansiedade, de depressão e estresse quando comparado aos que não praticaram atividades”, relata. A matéria completa da rádio pode ser conferida aqui.