Podcast do Portal Contábeis: especialista do UNIPÊ dá dicas para evitar problemas com o e-commerce

18/03/2021

Neste 15 de março, comemoramos o Dia do Consumidor. Ele é considerado a primeira grande data do ano no calendário do e-commerce­. Justamente por isso, mesmo em meio à pandemia pela Covid-19, não faltam promoções e descontos no comércio eletrônico durante o mês.

Pensando nisso, o Portal Contábeis convidou o Prof. Dr. Alfredo Rangel, do curso de Direito do UNIPÊ, para discutir no Podcast do veículo os principais problemas que podem ocorrer com o consumidor no e-commerce – e como evitá-los!

Alfredo explicou que é esperado que os números de contratos, produtos comprados e consumo subam em datas comemorativas. “E, aritmeticamente, aumentam também os problemas na mesma proporção”, diz. Por isso, ele sugere cuidados para evitar problemas.

A primeira dica é optar por sites e lojas já conhecidas. “Na dúvida, o consumidor deve sempre desconfiar de ofertas e propostas muito baratas, cujo valor fuja daquele que ordinariamente se pratica no mercado”, coloca.

Pesquisa de reputação do fornecedor de produtos e serviços, com dicas de sites para essa busca, salvar informações (como prints e materiais publicitários) dos produtos desejados e que possivelmente estão em promoção, o direito de arrependimento no Código de Defesa do Consumidor e as trocas e devoluções são pontos falados e bem explicados por Alfredo Rangel.

Quer entender cada um deles? Aproveite e ouça na íntegra o Podcast do Portal Contábeis!