Docente do Unipê fala sobre planejamento de estudos para crianças na quarentena à Rádio Tabajara

13/05/2020

Administrar a energia das crianças que estão em casa o dia inteiro nesses tempos não é tarefa fácil. E aliado a isso está a necessidade de mantê-las estudando. Afinal, após o estado de quarentena, a volta às aulas presenciais nas escolas deverá exigir atenção delas.

Dessa maneira, como podemos organizar uma rotina de estudos das nossas crianças para dentro de casa, que tem tantas distrações? E as brincadeiras, quais devemos incluir? A tecnologia pode ser utilizada ou devemos incentivar atividades manuais?

Essas e outras perguntas foram respondidas à Rádio Tabajara pela pedagoga e assessora acadêmica do Unipê, Profa. Ma. Marillia Gabriella Duarte Fialho. A docente indica: a criatividade dos pais é aliada na hora de realizar atividades lúdicas e divertidas, mas sem seguir o rigor e a disciplina que a escola.

Na matéria, o planejamento das atividades para manter a rotina de estudos é discutido pela professora, que indica ser importante haver horários certos para o estudo, como os que já praticava na escola, por exemplo. Outra sugestão de Marillia: o planejamento deve levar em conta o perfil da criança, como gostar mais de tecnologia ou de materiais manuais.

“Lá vai algumas dicas: pergunte à criança que tipos de atividades ela mais gosta de fazer e adapte sua ideia a partir do que ela disser; construam uma rotina juntos, coloque os principais pontos e deixe ela escolher em que momento do dia ela deseja desenvolver as atividades. Se a criança for menor de dois anos, procure atividades que possam trabalhar a motricidade grossa e especialmente que seja divertido para os dois”, elenca Marillia.

Quer saber como planejar e orientar os estudos dos pequenos nessa quarentena? Ouça a matéria na íntegra!