Docente do Unipê fala sobre a Declaração do Imposto de Renda 2020 à Rádio Tabajara

11/06/2020

Mais de 14,4 milhões de contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020, segundo a Receita Federal do Brasil (RFB), que espera receber 32 milhões de declarações nesta edição. Mas o prazo está terminando: faltam menos de três semanas para o preenchimento e a entrega da Declaração do IRPF, que foi estendida para o dia 30 de junho de 2020 devido à pandemia pela Covid-19.

Relembrando o assunto e a importância da operação, o Jornal Estadual da Rádio Tabajara entrevistou o Prof. Me. Paulo César, do curso de Ciências Contábeis do Unipê, para tirar dúvidas diversas sobre o IRPF 2020 para a população paraibana.

Afinal, quais são as punições para quem perder o prazo, tendo ou não tendo imposto devido? Houve mudanças significativas nesta edição, como as alíquotas? Quem precisa entregar a declaração? E quais são as dicas para quem precisa declarar este ano e nunca antes realizou o procedimento? Malha fina: o que é e como não cair nela?

Essas e outras questões são dirimidas por Paulo César, que também opina sobre uma possível ampliação do período para a declaração. “É possível, sim, que haja uma nova extensão desse prazo, mas não é bom acreditar nisso, porque se o prazo não for estendido e o contribuinte não enviar a declaração, ele será passível de pagamento de multa”, reforça o professor.

Ficou interessado (a) em saber mais sobre a Declaração do IRPF 2020? Ouça a entrevista na íntegra!