Com gesto de empatia, docente do UNIPÊ inspira alunos e sociedade

21/10/2019

Educar para poder formar pessoas, transformá-las em cidadãs e profissionais aptas a contribuir com a coletividade na sociedade. Mas, como ensinava Paulo Freire, professor considerado o patrono da educação brasileira, o processo educativo também pode ser mais eficiente em diálogo com os alunos e suas famílias.

É na escuta, no entendimento e no respeito que se aprende mais. Neste Dia do Professor (15), o gesto de um docente do UNIPÊ se tornou notícia pela imprensa paraibana: o Prof. Dr. José Antônio Cavalcanti, do curso de Direito da Instituição, foi notícia na TV Correio por uma atitude de empatia que teve em sala de aula durante a aplicação de uma prova.

Zé, como gosta de ser chamado, percebeu que uma aluna sua, Jandeilma de Araújo, estava com dificuldades para fazer a sua prova e cuidar da própria filha bebê, a Pietra. Foi então que resolveu colocá-la no colo para tranquilizá-la. A atitude de empatia com a aluna foi filmada e fotografada por outros estudantes e depois viralizada nas redes sociais.

“O principal foram os olhos dela, que encheram de lágrima, ela ficou com olhinhos marejados”, disse Zé. “Eu tenho um dever de pai, de avô, de educador, enfim, de ser humano. E foi isso que me moveu a pegar Pietra, colocá-la para dormir e permitir que a mãe fizesse a prova”, declarou o professor na entrevista à TV Correio.

Para conseguir fazer a prova naquele dia, Jandeilma trouxe sua filha ao Unipê e fez seu percurso habitual de viajar por mais de uma hora de São José dos Ramos, interior da Paraíba, até João Pessoa. Com rotina dividida entre cuidar das filhas, estudos, estágio e afazeres domésticos, Jandeilma viu nessa atitude que o professor também se preocupa com o outro além do ato de ensinar.  “Esse dia, de verdade, ele me renovou”, contou Jandeilma.

Ficou interessado/a nessa história? Confira a matéria na íntegra!

Se interessa por Direito? As inscrições para 2020 estão abertas, clique aqui para mais informações.