CBN João Pessoa: professora de Educação Física fala sobre como cuidar do corpo e viver mais

03/12/2020

Recentemente, o IBGE atestou uma maior expectativa de vida na Paraíba. Para mulheres, a expectativa é de 77,9 anos de idade, enquanto para homens é de 70,2. Mas a média é menor que a nacional, sendo 80,1 anos para mulheres e 73,1 anos para homens.

Para interpretar esses dados, a CBN João Pessoa conversou com a Profa. Ma. Jennifer Suassuna, de Educação Física do Unipê. Na entrevista, ela pondera que fatores como doenças crônicas e sedentarismo fazem com que os dados do estado sejam inferiores aos nacionais.

E lembra: o exercício físico ajuda a modular e garantir a saúde no envelhecimento, quando os hormônios que fazem a manutenção muscular e o equilíbrio da saúde óssea mudam.

A prática regular de exercícios físicos pode ajudar o metabolismo, além de evitar ou atenuar doenças em idosos, como as cardiopatias, os diabetes, obesidades. Para isso, Jennifer diz que pode ser feito qualquer exercício, inclusive a musculação, desde que haja uma prescrição individualizada e baseada nas necessidades da pessoa, idosa ou não.

Entre outros assuntos, ela fala sobre a importância de incentivar hábitos saudáveis nas crianças para se tornarem adultas mais ativas, da busca por atividades prazerosas, do acompanhamento nutricional, como montar um planejamento de treinos e, principalmente, de começar alguma atividade, independentemente da idade, para viver mais.

“Antes de qualquer coisa, eu tenho que começar. Não adianta eu ficar sentado esperando chegar segunda-feira, domingo. Eu tenho que começar. Se a vontade existiu hoje, eu vou levantar hoje e vou começar caminhando”, pontua.

Você se interessa pela temática? A matéria completa, que ainda conta com a participação do psicólogo e gerontólogo Fabrício Oliveira, pode ser ouvida aqui!

Link: http://cbnjoaopessoa.com.br/#!/melhor-idade-longevidade-e-exercicios-fisicos/