CBN João Pessoa: professor explica projeto “Riso Trans” com Centro de Cidadania LGBT+

30/06/2021

Uma realidade que muitos ainda desconhecem, mas que tem sido cada vez mais pautada: a vida e a saúde de pessoas trans. No Unipê, o projeto de extensão “Riso Trans”, do curso de Odontologia, nasceu da necessidade de atender esse público, percebida durante os atendimentos odontológicos voltados para mulheres vítimas de violência.

Para explicar o assunto, a rádio CBN João Pessoa entrevistou o coordenador do curso e do projeto, professor mestre Marcos Vasconcelos. Ele contou que o Centro de Cidadania LGBT+ de João Pessoa realizou capacitações para lidar com as pessoas trans e, então, recebê-las e atendê-las adequadamente na Clínica-Escola da Instituição.

À CBN, Marcos disse ainda que muitas mulheres trans ficam fora do mercado de trabalho formal: muitas vivem em contexto de vulnerabilidade, pois trabalham como profissionais do sexo nas ruas, podendo sofrer violências e comprometimento da saúde bucal.

Aliado a isso, elas podem evitar buscar os serviços de saúde odontológica, públicos ou privados, por terem medo de sofrer discriminação dos profissionais não aptos a entender a questão de identidade de gênero. “O projeto da gente, na verdade, veio ajudar as políticas de inclusão, porque a gente reabilitando o sorriso, por exemplo, que é a nossa seara, essas pessoas ficam mais aptas a ocupar o mercado de trabalho formal.”

Na matéria, Marcos também fala sobre homens trans e como todo o público pode buscar o serviço. É possível ligar para a Clínica-Escola (2106-4810), informar que quer ser atendido pelo projeto, ou para o Centro de Cidadania LGBT+ de João Pessoa (3222-8853).

Quer conhecer mais detalhes do projeto? Ouça aqui na íntegra!

Ficou interessado (a) no curso de Odontologia do Unipê? Veja mais informações!