CBN João Pessoa: professor de Educação Física fala da importância de atividade física para idosos na pandemia

30/11/2020

Muitos idosos estão isolados em casa desde março, sem fazer exercícios físicos. Para se proteger, deixaram suas rotinas e grupos dessas práticas, como a hidroginástica. Mas ficar em casa não precisa ser sinônimo de falta de movimentação – e nem deve ser. 

Para entender qual é a importância de os idosos se manterem ativos não só na pandemia, mas para um envelhecimento saudável, o quadro “O Melhor da Idade”, da rádio CBN João Pessoa, entrevistou o Prof. Me. Bruno Teixeira Barbosa, de Educação Física do UNIPÊ. 

À emissora, Bruno lembrou que o envelhecer traz naturalmente prejuízos funcionais e fisiológicos ao organismo humano. Com isso, o exercício físico elaborado e orientado por um profissional de educação física pode atenuar esses efeitos e até melhorar as funcionalidades. 

Mas mesmo com os atuais exercícios remotos há idosos parados. Daí Bruno frisa: é importante que as atividades da vida diária sejam mantidas, como varrer a cara, até para que a ausência de movimentos (comportamentos sedentários) seja combatida para não trazer prejuízos.  

“A atividade física, movimentar-se em casa, nesse período de pandemia e de isolamento social, é tão importante quanto aquele exercício que ele faz no dia a dia, quando estava no processo de se juntar para a prática de exercício físico coletiva”, pontua.  Gostou do tema? Escute aqui mais informações do docente, como dicas para envelhecer bem!