CBN Campinas: docente do Unipê explica estudo sobre treino de atletas de vôlei e fadiga mental por uso de redes sociais em smartphones

20/10/2021

E se os treinos de atletas de voleibol fossem afetados por fadiga mental relacionada ao uso de smartphones? Essa é uma pergunta que o professor Bruno Barbosa, do curso de Educação Física do Unipê, respondeu em um estudo realizado em co-autoria com outros pesquisadores.

Para falar sobre esse artigo já publicado, a CBN Campinas entrevistou o docente do Unipê. Nela, o professor assinala que algumas atividades cotidianas causam fadiga mental. Entre elas, a descoberta pelos pesquisadores de que o uso de smartphones, principalmente para redes sociais, deixa a mente cansada.

“Essa fadiga mental pode causar prejuízos à performance dos atletas. Foi exatamente isso que investigamos nesse estudo ao submeter os atletas, por quatro semanas, ao uso de smartphones, utilizando as redes sociais de Facebook, Instagram e WhatsApp”, disse.

Bruno fala sobre a importância do tema, a quantidade e o perfil dos atletas, como o estudo foi desenvolvido, a aplicação dos resultados em atletas de outras modalidades, além dos demais achados da pesquisa.

Gostou do tema? Ouça a entrevista na íntegra!

E saiba mais sobre o curso de Educação Física do Unipê!