Guia da vida acadêmica do UNIPÊ

A vida acadêmica é uma experiência única que vai fazer a diferença na sua vida. Mas entre a escolha do curso até o sonhado diploma existem alguns importantes passos para […]

09/06/2020

A vida acadêmica é uma experiência única que vai fazer a diferença na sua vida. Mas entre a escolha do curso até o sonhado diploma existem alguns importantes passos para que tudo dê certo no trajeto. Confira nesse passo a passo algumas dicas preciosas para você conquistar seu objetivo com sucesso!

1 – A inscrição

O primeiro passo é se inscrever no processo seletivo, onde você informa seus dados pessoais e o curso de interesse. Atualmente, por conta da pandemia, as provas estão sendo realizadas on-line, mas você também pode conferir na página de formas de ingresso se houve mudanças. Por um lado, realizar a prova em casa pode ser mais cômodo para você, mas mantenha o foco: é importante se concentrar e se organizar.

Também é possível utilizar sua nota do ENEM, fazer transferência, segunda graduação, dentre outras formas de ingresso. Em seguida, de acordo com o formato da sua inscrição, você pode se preparar com estes 5 métodos de estudo que vão ajudar você a passar no vestibular.

Saiba mais sobre as formas de ingresso:

• Prova Tradicional
  • Prova Agendada
  • Prova On-line
  • Ingresso via ENEM
  • Transferência
  • Segunda Graduação

2 – A prova

Você se preparou e, por isso, vai realizar o vestibular com tranquilidade! Se atente às instruções da plataforma de realização da prova, confira seu acesso à internet e funcionamento do seu dispositivo. Procure um ambiente calmo para realizar a prova sem perder a concentração.

• Confira nosso e-book com dicas para o vestibular: clique aqui!
  • 5 aplicativos que irão te ajudar nos estudos: confira aqui
  • Confira técnicas para uma redação nota 10 aqui

3 – O resultado

“Você foi aprovado (a)”, é a notícia mais esperada pelos vestibulandos! Agora é só realizar a sua matrícula e comemorar mais um grande passo rumo ao seu futuro. Mas não pense que é hora de relaxar: aqui seu desafio é fazer um planejamento de estudos e se dedicar com firmeza aos novos aprendizados.

Fique de olho no calendário acadêmico, tire todas as suas dúvidas na instituição e aproveite para conhecer melhor a estrutura que a universidade oferece. Confira 6 passos para montar um local de estudo e tenha um melhor aproveitamento!

4 – A vida universitária

Novo ambiente, novos amigos e professores: um mundo de possibilidades pela frente. Será um período intenso que vai exigir muita organização, portanto, procure maneiras de planejar seus horários, não apenas para estudar, mas para atividades fora da universidade também. Estabelecer uma rotina será fundamental durante o seu curso! Outra dica para aproveitar ao máximo essa experiência é participar dos programas e projetos que a universidade oferece; se informe e incentive seus colegas a participarem também.

5 – O diploma

Você se dedicou arduamente e chegou no grande objetivo da sua jornada acadêmica, o diploma! É uma grande conquista para você e todos que te apoiaram. Mas não acaba por aí: você pode continuar ampliando seus conhecimentos em uma especialização, mestrado, doutorado ou até em uma nova graduação. Afinal, depois de atingir um objetivo é hora de partir para o próximo!

Olha só quantas possibilidades