Direito: UNIPÊ fica entre os 8 melhores do mundo em competição de arbitragem

Entre os dias 15 e 21 de março, os olhos da comunidade arbitral internacional voltaram-se para o Vis East Moot, uma das maiores competições jurídicas do mundo, realizada on-line no […]

01/04/2021

Entre os dias 15 e 21 de março, os olhos da comunidade arbitral internacional voltaram-se para o Vis East Moot, uma das maiores competições jurídicas do mundo, realizada on-line no horário de Hong Kong (China).

O Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior (GEACE), do UNIPÊ com a Cruzeiro do Sul Educacional, se consolidou entre os oito melhores times da competição entre as 147 universidades participantes.

Herbert Targino e Eduardo Cavalcanti foram os oradores do time do GEACE que representaram o curso de Direito do UNIPÊ. Juntos, eles ‘advogaram’, respectivamente, nas questões meritórias e processuais do caso fictício elaborado pelo Vis Moot e divulgado em outubro de 2020.

O coordenador do curso, Prof. Me. Arthur Souto, destacou que mérito do caso envolveu uma disputa sobre a propriedade intelectual para a produção de vacinas contra doenças respiratórias, nomeadamente a Covid-19, tema recente e de substancial relevância jurídica.

Mais sobre a competição

Durante a semana, na etapa classificatória, os alunos enfrentaram universidades mundialmente reconhecidas, tradicionais na comunidade acadêmica e na competição internacional de arbitragem, como o Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (Rússia), a Universidade de Istanbul (Turquia), a Universidade Kwansei Gakuin (Japão) e a Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha).

No sábado (20), o time recebeu a notícia de que Eduardo e Herbert tinham avançado para as etapas eliminatórias, emplacando o UNIPÊ/Cruzeiro do Sul Educacional entre as 16 melhores IES do mundo.

Neste dia, ocorreu o primeiro round, quando o time enfrentou a Universidade de Göttingen, tradicional instituição alemã, e saiu vitorioso. Depois, avançaram para as quartas de finais, já consolidando a Instituição dentre as oito melhores instituições do mundo. Nessa etapa, enfrentaram a Universidade Fordham, de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Após disputas acirradas, a Universidade Fordham foi a vencedora do Vis East Moot.

Importância do resultado

O esforço do time com a dupla de oradores gerou frutos: os alunos trouxeram ao UNIPÊ/Cruzeiro do Sul Educacional o título de primeira IES do Norte-Nordeste brasileiro a chegar num estágio tão avançado no Vist East Moot.

“Foi um momento verdadeiramente histórico! Apenas três Instituições brasileiras conseguiram passar para as fases eliminatórias. Ao lado do UNIPÊ, estiveram a PUC-SP e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que também avançaram de fase. Ademais, apenas o UNIPÊ e a PUC-SP conseguiram avançar para as quartas de final”, comemora Napoleão Casado Filho, coach principal do time.

GEACE: referência internacional em times de arbitragem

Com esse desempenho, o GEACE segue como a referência regional, nacional e internacional entre os times de arbitragem e mediação. Como membros do Grupo, Eduardo e Herbert estiveram sob a mentoria dos seus coaches Napoleão Casado Filho, João Jarske e Vinícius Trajano, em preparação que durou cerca de nove meses, desde as primeiras reuniões até a competição. Também fizeram parte do trabalho preparatório os outros membros do GEACE, com destaque para as alunas Luana Sales, Bárbara Fialho e Maria Clara Guimarães.

O time também recebeu o apoio institucional do UNIPÊ/Cruzeiro do Sul Educacional, onde o GEACE representa um dos campos de estágio do curso de Direito, além do apoio dos escritórios Clasen & Casado Filho Advogados Associados, Thomas Law Advocacia, Erick Macedo Advocacia, WSB Advogados, Rocha Marinho Sales Advogados e o Instituto Sociocultural Brasil-China (IbraChina), seus patrocinadores.

“A competição internacional de arbitragem do Vis Moot, com sua edição asiática, o Vis East, é a principal competição internacional entre as IES de Direito do mundo, contando anualmente com aproximadamente 400 grandes universidades e 5 mil estudantes, que competem entre si numa interessante disputa de argumentos jurídicos. O evento ocorre, normalmente, durante março e abril de cada ano”, destaca o profesor Arthur.