Clínica-Escola de Fisioterapia


Situada na Quadra Ciano, no térreo do Bloco G, a Clínica-escola de Fisioterapia atende nas diversas áreas da Fisioterapia, além das atividades desenvolvidas nos projetos de extensão institucionalmente reconhecidos a exemplo do Projeto de Microcefalia.

 

Para tanto, a clínica é dotada de infraestrutura composta por amplas unidades de tratamento com equipamentos fisioterapêuticos nas diversas áreas, dois ginásios equipados com aparelhos de mecanoterapia, dois laboratórios de atividades em grupo e práticas corporais, Studio de Pilates, e uma Unidade de Hidroterapia com área de crioterapia e uma ampla piscina aquecida e coberta.

 

Os atendimentos ofertados neste serviço são oriundos das práticas acadêmicas realizadas pelos cursos de graduação em Fisioterapia e, portanto, ocorrem dentro do período estabelecido para essas atividades, segundo o calendário acadêmico da Instituição.
O acesso a esses atendimentos dá-se através de agendamento por telefone ou presencialmente, aos pacientes devidamente encaminhados por profissionais de saúde.

 

Serviços oferecidos

 

Os atendimentos realizados nesta especialidade são voltados para investigação, prevenção e tratamento das doenças ósseas, musculares, articulares e ligamentares. Serão utilizados recursos elétricos, mecânicos, térmicos e hidroterápicos, além de técnicas da cinesioterapia, objetivando aliviar o quadro álgico, eliminar o processo inflamatório, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer e alongar determinadas musculaturas. Além disso, objetiva-se a recuperação dos movimentos em sua amplitude de movimento total ou fisiológica, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

 

Fisioterapia Reumatológica
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para o tratamento e prevenção das alterações funcionais do aparelho locomotor decorrentes de doenças reumatológicas, diminuindo a dor, minimizando os processos inflamatórios e incapacidades.

 

Fisioterapia Pneumofuncional
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para o tratamento de doenças pulmonares, nas quais existe um certo grau de dificuldade para respirar e/ou se produz uma acumulação de secreções que obstruem os brônquios. Este tipo de fisioterapia é especialmente recomendado em algumas doenças pulmonares crónicas, como a asma brônquica, a bronquite crónica, o enfisema, as bronquiectasias, entre outras.

 

Fisioterapia Cardiovascular
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para a reabilitação cardiovascular que compreende um conjunto de atividades com objetivo de melhorar a capacidade funcional, ou seja, um melhor desempenho cardiovascular nas atividades da vida diária e no trabalho de pessoas com problemas relacionados ao sistema cardiocirculatório, tais como: infarto no miocárdio, insuficiência cardíaca, cirurgias cardíacas, doenças arteriais periféricas, coronariopatias, doenças cardíacas congênitas, entre outras.

 

Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para o atendimento de crianças e adolescentes durante o processo de crescimento e desenvolvimento infantil, auxiliando na detecção de problemas de saúde, atuando ao nível da identificação, prevenção, recuperação, reeducação, habilitação e reabilitação de incapacidades originadas por algum tipo de disfunção.

 

Fisioterapia na Saúde do Idoso
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para o tratamento, prevenção e reabilitação de pessoas idosas, objetivando manter a independência funcional para as suas atividades de vida diária, proporcionando um envelhecimento ativo e saudável.

 

Fisioterapia Neurofuncional
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para o tratamento e reabilitação de alterações motoras e funcionais advindas das doenças que acometem o sistema nervoso como: Traumatismo Medular, , Esclerose Múltipla, Acidente Vascular Encefálico (derrame cerebral) dentre outras.

 

Fisioterapia Dermatofuncional
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para a prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar (pele) cujo comprometimento pode estar relacionado a alguns distúrbios metabólicos, linfáticos, endócrinos, dermatológicos, neurológicos e do sistema osteomioarticular, tais como: obesidade, flacidez de pele, gordura localizada, estrias, fibroedema gelóide (popularmente conhecida como celulite), cicatrizes, entre outras disfunções. São realizados também atendimentos a pacientes vítimas de queimaduras encaminhados por um serviço de referência do município.

 

Fisioterapia Desportiva
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para pessoas com lesões causadas por esportes, com o propósito de tratar, reabilitar e prevenir as lesões. Tem como objetivo principal devolver o atleta o mais rápido possível para a prática esportiva após a lesão.

 

Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem
Os atendimentos realizados nesta especialidade estarão voltados para grupos de gestantes; pacientes com alterações endócrinas (climatério, menopausa, andropausa, dismenorréia); com dores pélvicas; com alterações do tônus perineal, resultando em complicações como a incontinência urinária, fecal, prolapsos, dispareunia (dor durante as relações sexuais), entre outros. Também envolve pacientes nos estágios pré e pós-operatórios e nas principais sequelas de intervenções cirúrgicas desta área (podendo ou não ser de natureza oncológica) como a mastectomia e prostatectomia, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida para estes pacientes.

 

 

Atendimento à população

 

Local de Funcionamento: Campus do Unipê – Bloco G – Térreo

Horário de atendimento: 7h às 12h / 13h às 17h/ 18h às 22h (segunda a sexta-feira)

Telefone: (83) 2106-9271