Clínica-Escola de Enfermagem


O COLACE – Complexo Laboratorial e Clínica Escola Florence Nightingale, é um espaço interdisciplinar e multiprofissional de ensino e aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam a prática profissional de modo simulado e assistencial.
A Clínica escola é equipada por simuladores de alta fidelidade que permitem o treinamento das habilidades com simulações realísticas, equipamentos tecnológicos e estrutura física que permitem a realizações de ações de promoção, prevenção e de assistências diagnósticas/terapêuticas de qualidade.

 

Situado na Quadra Esmeralda, Bloco N, o COLACE é composto por duas Unidades: a Unidade A – Unidade Básica é área destinada às práticas assistidas e estágios, com ênfase nos atendimentos prestados na Atenção Primária à Saúde. Já na Unidade B – Unidade Avançada funciona um laboratório de habilidades, mais próximo possível da realidade encontrada no âmbito Hospitalar, de modo a proporcionar ambiente adequado ao desenvolvimento dos treinamentos de habilidades, em sua maioria com o uso de simuladores.

 

Os atendimentos ofertados neste serviço são realizados por discentes e residentes e são supervisionados por professores nas respectivas áreas de atuação. São oriundos das práticas acadêmicas realizadas pelos cursos de graduação, predominantemente dos cursos de Enfermagem e Medicina, portanto, ocorrem dentro do período estabelecido para essas atividades, segundo o calendário acadêmico da Instituição.

O acesso a esses atendimentos dá-se através de agendamento por telefone ou presencialmente.

 

Serviços oferecidos

Consulta De Enfermagem
Esses atendimentos são realizados dentro das práticas acadêmicas desenvolvidas pelo Curso de Enfermagem e estão voltados para o exame de inspeção da pele, investigação, prevenção e promoção em saúde da mulher (exame citológico, pré-natal, prevenção de câncer de mama), saúde do idoso (acompanhamento de hipertensos e diabéticos), saúde da criança (acompanhamento de crescimento e desenvolvimento), curativos e avaliação para risco cardiovascular.

 

Consulta Nutricional
Voltado aos usuários atendidos nos Serviços de Saúde do Unipê, esse atendimento é realizado por profissional de saúde especializado, com o objetivo de trabalhar a promoção e prevenção da saúde dentro das práticas acadêmicas realizadas pelos cursos da área da saúde.
Consistem em orientação nutricional aos usuários que possuem maus hábitos alimentares, excesso de peso, baixo peso, comorbidades associadas à má alimentação como diabetes, hipertensão, dislipidemia, esteatose hepática entre outras.
Para ter acesso a este atendimento, o usuário precisará ser encaminhado através do Formulário de Encaminhamento, Referência e Contra-referência, garantindo assim a integralidade do cuidado.

 

Consulta Médica em Clínica Geral
Esses atendimentos são realizados dentro das práticas acadêmicas desenvolvidas pelo Curso de Medicina. Nas práticas do componente curricular de Atenção Primária à Saúde II a ênfase está nas diversas demandas que envolvem todo o espectro relacionado à saúde da mulher, com exames ginecológicos, planejamento familiar/reprodutivo, inserção, revisão e retirada do DIU, questões psíquicas entre outros. Já no componente curricular de Atenção Primária à Saúde III a ênfase está no tratamento da dor, através de práticas integrativas como auriculoterapia e acupuntura, bem como a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos para retirada de sinais, unhas, cistos entre outros.

 

Consulta Médica em Neurologia
Esses atendimentos são realizados dentro das práticas acadêmicas desenvolvidas pelo Curso de Medicina e estão voltados para avaliação clínica e exame físico de pacientes com patologias Neurológicas, AVC, distúrbios do movimento, tumores, hidrocefalia, AVC hemorrágico e isquêmico.

 

Consulta Médica em Otorrinolaringologia
Esses atendimentos são realizados dentro das práticas acadêmicas desenvolvidas pelo Curso de Medicina e estão voltados para avaliação clínica e exame físico na área da otorrinolaringologia, onde poderá ser realizada avaliação otológica (exame de otoscopia, limpeza e aspiração dos ouvidos, etc), avaliação rinológica (patologias obstrutivas, alérgica, infecciosas), além de estomatologia e laringologia.

 

Consulta Médica em Ginecologia e Obstetrícia
Esses atendimentos são realizados dentro das práticas acadêmicas desenvolvidas pelo Curso de Medicina e estão voltados para avaliação clínica e exame físico na área da saúde da mulher, onde poderá ser realizada avaliação ginecológica, planejamento familiar, realização de citológicos entre outros tipos de atenção.

Atendimento à população

 

Local de Funcionamento: Bloco N

Horário de atendimento: 8h às 12h / 13 às 17h/ 18h às 22h (segunda a sexta-feira)

Telefone: (83) 2106-4805

E-mail: colace@unipe.edu.b