Docente de UNIPÊ fala sobre saúde bucal na CBN João Pessoa

10/04/2019

Embora se pense que saúde bucal seja prevenir cáries, essas fazem parte de algo mais complexo que o assunto envolve. Nesse contexto, a cárie é um dos agravos que os cirurgiões-dentistas podem encontrar. “A gente está falando também de saúde periodontal, que é a saúde da gengiva, e até mesmo de câncer de boca”, esclareceu a Profa. Camila Brito, coordenadora adjunta do curso de Odontologia do UNIPÊ, num bate-papo com a apresentadora Patrícia Rocha para o programa CBN João Pessoa.

O programa discutiu diversos subtemas sobre saúde bucal, como os cuidados necessários em todo o ciclo da vida humana, desde bebês até pessoas idosas. Camila ressaltou a necessidade de escovação diária ser ao menos três vezes por dia, com atenção especial para o período da noite, e falou também sobre doenças como o câncer de boca.

O autoexame, quando a gente fala de câncer de boca, é muito importante, porque a gente tem que estar atenta a qualquer alteração de coloração, de simetria, de manchas que podem aparecer em lábios, língua e bochecha”, exemplificou Camila, que é cirurgiã-dentista.

Ainda bebê, a atenção quanto à saúde bucal é necessária antes mesmo dos dentinhos nascerem, disse a coordenadora. “Quando a gente fala de escovação, ela deve ser feita apenas quando os dentinhos aparecem, mas a limpeza da boca é importante que seja feita até mesmo para a criança se acostumar com esse contato. Após a amamentação, com uma fraldinha limpa ou uma gaze, a gente limpa a gengiva, limpa as línguas para remover aquele resto de leite que possa ficar e para que a criança possa ir se acostumando”, apontou.

Outras questões também foram debatidas na conversa:

  • Inserção de hábitos positivos na primeira infância;
  • Saúde bucal de idosos e pacientes especiais;
  • Limpeza dos dentes para pessoas que usam aparelhos ortodônticos;
  • Enxaguantes bucais: são necessários?

Ficou interessado na temática? A entrevista completa pode ser ouvida no site oficial da CBN João Pessoa.