CBN Amazônia: neurologista do Unipê conversa sobre esclerose múltipla

14/09/2022

A neurologista Bianca Oliveira, professora de Medicina do Unipê, participou do programa Audiência Pública da CBN Amazônia para falar sobre esclerose múltipla

Desde 2014, o mês de agosto tem sido lembrado pela cor laranja para conscientizar a população sobre a Esclerose Múltipla (EM). A EM é a doença imune que mais acomete jovens em todo mundo.

O Agosto Laranja foi criado pela AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose) a fim de desmistificar a condição crônica da EM e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a doença, seus amigos e familiares.

Para falar sobre a doença, o programa Audiência Pública da CBN Amazônia conversou com a médica neurologista Bianca Oliveira, de Medicina do Unipê. Ela explicou as principais causas, os sintomas e tratamentos da esclerose múltipla.

“Na neurologia, a gente tem várias doenças que são definidas como esclerose”, disse. “Na esclerose múltipla, é uma esclerose diferenciada, diferente do paciente de Alzheimer, do paciente idoso, ou de outro tipo de demência. E o múltiplo? Ele não é múltiplo por afetar diversos órgãos ou sistemas. É múltiplo porque tem várias lesões no cérebro ou na medula.”

Ainda, ressaltou que os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS, pois nem todos podem ser adquiridos em farmácia. A professora também comentou sobre os preconceitos que as vítimas da esclerose múltipla sofrem na sociedade, pois a enfermidade apresenta alguns sintomas invisíveis.

O programa também contou com a participação da fisioterapeuta Giulianna Mendes Ferrero, especialista em fisioterapia neurofuncional, que contextualizou a parte da fisioterapia.

Gostou do tema? Confira o bate-papo da CBN Amazônia!

E saiba mais sobre o curso de Medicina do Unipê.