Rádio Eldorado, do Estadão: docente do UNIPÊ explica a importância da prática esportiva na infância

08/12/2020

Em geral, a população ainda tem dúvidas sobre quando pode incentivar a prática de esportes nas crianças. Mas essas atividades são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde muito cedo: para crianças entre 2 e 5 anos, por exemplo, a orientação é de duas horas diárias de atividades físicas, como andar de bicicleta. 

Para refletir sobre a importância da prática esportiva na infância, a rádio Eldorado, do Estadão, entrevistou o professor mestre Bruno Teixeira Barbosa, do curso de Educação Física do UNIPÊ. 

À rádio, Bruno explana: essas práticas desenvolvem um repertório motor mais ampliado nas crianças, sendo importante valorizar, ainda, uma variedade de modalidades esportivas. Assim, no futuro, haverá adultos com vasto repertório de movimentos.

Bruno fala ser interessante estimular o esporte de participação, que promove a socialização: é quando descobrimos outros movimentos a cada nova modalidade praticada.

E quanto a idade? Não há uma definida para começar. “A gente pode ver, por exemplo, bebês iniciando a prática da natação. Essa prática traz benefícios no que diz respeito à saúde respiratória dessa criança”, pontua.

A conversa fez parte do segundo e último episódio do programa Esporte Mais, que noticiou informações sobre a Liga Nescau. Neste ano, a Liga será on-line e terá um campeonato onde todas as crianças poderão jogar, para, assim, propiciar a inclusão e acessibilidade. Para falar disso, a Eldorado entrevistou atleta paralímpica e embaixadora da Liga Nescau, Verônica Hipólito, e o head de Marketing da Nescau e bebidas da Nestlé Brasil, Abner Bezerra. 

Está curioso (a) pela reportagem completa? Ela pode ser conferida na íntegra aqui