Unipê é a 2ª melhor IES brasileira em competições de arbitragem e mediação, segundo ranking

Elaborado pelo Nica.team, o Centro Universitário está acima de universidades como Harvard e Georgetown O Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, […]

27/05/2022

O Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, é destaque em ranking elaborado pelo Nica.team, um consórcio com o objetivo de promover tribunais simulados em todo o mundo e que presta homenagem a todos aqueles que participam, organizam, julgam ou patrocinam competições simuladas, restaurando e mantendo registros de memória sobre os eventos.

Nesse contexto, o Centro Universitário foi classificado como a 2ª melhor instituição no Brasil, 5ª na América do Sul e 56ª no mundo, na categoria de arbitragem e mediação, dentre 1.600 instituições que participaram dos mais de 280 eventos analisados ao longo dos últimos sete anos.

O ranking analisa diversos critérios para indicar a colocação da universidade, sendo os principais o peso das competições em que participaram e até onde foram nestas competições, utilizando uma metodologia que considera também o nível acadêmico das faculdades de Direito que nele participam como parâmetro de análise.

Para o Prof. Dr. Napoleão Casado Filho, orientador e um dos fundadores do Grupo de Estudos em Arbitragem, Mediação e Comércio Exterior (GEACE) do Unipê e que representa o Centro Universitário nas mais variadas competições acadêmicas, a colocação é um resultado de muito trabalho e dedicação.

“Criamos um grupo e rapidamente por meio da dedicação dos alunos, despontou como um dos melhores centros de ensino de métodos alternativos a resolução de disputas. É um orgulho o fato de estarmos ranqueados acima de universidades de destaque como Harvard e Georgetown”, considerou o docente.

Já o Prof. Me. Arthur Souto, coordenador do curso de Direito e também idealizador do GEACE, celebrou o resultado. “Essa trajetória de sucesso demonstra a qualidade ofertada pela instituição no ensino e na formação dos novos operadores de direito, bem como os egressos do GEACE e do Unipê; são profissionais responsáveis por auxiliar de perto a preparação dos alunos para as competições, que, além do Prof. Napoleão Casado, conta com a orientação dos coaches Vinícius Trajano, João Victor Jarske, Daniel Cirne e Herbert Targino no Grupo”, considerou o professor.

A Prof. Dra. Mariana de Brito, Reitora do Unipê, reforçou que a Instituição tem o compromisso de garantir inovação na formação jurídica dos nossos alunos. “Estar ranqueada em posição acima das melhores universidades do mundo certifica quão vitorioso esse grupo se tornou”, assinalou.

Egresso do curso de Direito e membro do GEACE, Herbert Targino contou que sua participação nas competições nacionais e internacionais foi marcada pela preparação constante e aprofundada no direito e nas técnicas de sustentação oral. Isso lhe deu importantes habilidades para a advocacia. “Ter alcançado as semifinais nas fases orais da competição de Hong Kong inteiramente inglês foi não somente o melhor resultado do Unipê, mas de qualquer universidade fora do eixo Sul do país. Minha experiência no grupo se demonstrou repleta de grandes discussões jurídicas, formação de redes de networking e surgimento de oportunidades profissionais”, disse.

Já a discente Maria Clara Guimarães, membro do GEACE, comentou que a conquista trouxe orgulho porque reflete a dedicação do Grupo. “Ainda mais com o retorno das atividades presenciais, tivemos a oportunidade de representar o Unipê neste ano de 2022 em competições em São Paulo, onde nos sagramos campeões enfrentando universidades consagradas no meio acadêmico como a PUC-SP, PUC-PR e UERJ, bem como fomos convidados a participar de uma competição preparatória em Buenos Aires, organizada e sediada pela PCA, uma das mais prestigiadas instituições de arbitragem do mundo”, salientou.

O Grupo está se preparando para as competições de arbitragem e mediação, nacional e internacionais, que ocorrem anualmente em São Paulo, Viena (Áustria) e Hong Kong (China), reunindo não somente as mais renomadas instituições de ensino superior, como também os mais relevantes e reconhecidos nomes na área.