UNIPÊ contribui no enfrentamento à Covid-19 na Paraíba

Reconhecido pelo seu efetivo compromisso com a sociedade paraibana, o UNIPÊ segue apoiando iniciativas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado. Desde o início da quarentena em João Pessoa, […]

26/05/2020

Desde o início da quarentena em João Pessoa, a Instituição realiza ações de combate ao novo coronavírus em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, além do Hospital Padre Zé.

No rol de ações, recentemente o Centro Universitário emprestou à UPA Oceania e ao novo Hospital Prontovida simuladores para o treinamento de ventilação mecânica das equipes de referência no atendimento de pacientes com a Covid-19 em João Pessoa.

Ao Prontovida, ainda, a Instituição emprestou nove camas “fowler” (articuláveis, indicadas para repouso e tratamentos dos pacientes em hospitais e clínicas) e um ventilador pulmonar.

“Gostaria de agradecer toda disponibilidade do UNIPÊ em emprestar simuladores para que pudéssemos realizar uma capacitação de ventilação mecânica para os profissionais da Upa Oceania. Reitero a importância dessa relação entre as instituições e o fortalecimento do vínculo para que possamos produzir saúde em todos os níveis”, declarou a diretora-geral da UPA Oceania, Thatiany Monteiro.

Itens doados

A maior parte dos equipamentos e materiais é destinado às unidades de referência no atendimento a pacientes com Covid-19. “É sabido que há uma carência de equipamentos respiradores em todo o País, e poder contribuir com este momento demonstra o fortalecimento do papel social do UNIPÊ”, comenta a professora Giselly Lima, coordenadora de Estágio Institucional.

As ações são definidas conforme a necessidade dos serviços e a capacidade de contribuição do UNIPÊ. Até agora, foram emprestados os seguintes itens:

– Um ventilador pulmonar e um monitor multiparamétrico ao Hospital Padre Zé;
– Dois ventiladores, quatro monitores e simuladores ao Hospital Santa Isabel;
– Dois ventiladores ao Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga;
– Simuladores ao Hospital Municipal Valentina.

Mais materiais

A Instituição também adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para doar à Secretaria Municipal de Saúde.

Já o LabCriativo, em parceria com a Corteex Cortes Especiais, produziu protetores faciais e os doou aos serviços de referência. Administrado com a Corteex, o espaço fica localizado no Campus e possui máquinas como impressora 3D, cortadora à laser, frisadora e outros equipamentos de corte em bancada, atendendo à comunidade com serviços de planejamento, criação e desenvolvimento de prototipagem.

“Nós nos solidarizamos também com todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19. Muitos deles nossos ex-alunos”, finaliza a professora Giselly.