Núcleo de Acessibilidade Institucional abre vagas para alunos. Inscrições até 14 de agosto

Iniciativa com a finalidade de construir ações inclusivas dentro do contexto acadêmico, o Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI do UNIPÊ abre inscrições até 14 de agosto para alunos interessados […]

30/07/2020

Iniciativa com a finalidade de construir ações inclusivas dentro do contexto acadêmico, o Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI do UNIPÊ abre inscrições até 14 de agosto para alunos interessados em compor o seu quadro.

Os interessados devem acessar este link, escrever uma carta de intenção e enviá-la para o e-mail nai@unipe.edu.br,

Três alunos serão selecionados. Ao final do período de participação, receberão certificado que contará como horas de atividades complementares.

Sobre o NAI

O NAI articula-se com os cursos, auxiliando os professores e colaboradores para garantir uma integração e permanência da inclusão em todos os ambientes do UNIPÊ. Clique aqui e conheça mais sobre o Núcleo.

Ações em 2020.1

No primeiro semestre, mesmo diante do isolamento social, o NAI adaptou seu trabalho para seguir desempenhando suas funções de forma remota.

Nesse período foram 33 alunos atendidos, sete palestras ministradas, produzidos 13 vídeos sobre acessibilidade, mais de 40 estudantes e cinco colaboradores atendidos no Plantão de Escuta, três acadêmicos com adaptação de prova, apoio aos acadêmicos e apresentação de TCC e atualização do Plano de Acessibilidade Institucional.

Além disso, no período de férias o Núcleo dá dicas de filmes e músicas que tratam sobre acessibilidade.

Eventos realizados

Em parceria com os cursos do UNIPÊ, de fevereiro a junho foram promovidas as seguintes palestras: Gestão do Tempo (presencial), Gestão do Tempo e Organização dos Estudos (presencial), Gestão do Tempo em meio à Mudança de Rotina I, Gestão do Tempo em meio à Mudança de Rotina II, Gestão do Tempo em meio à Mudança de Rotina III, Gestão do Tempo em meio à Mudança de Rotina IV, Gestão do Tempo em meio à Mudança de Rotina V, Gestão do Tempo em meio à Mudança de Rotina VI, e Gestão do Tempo em período de Isolamento Social.

Também foram realizadas diversas ações com a Comissão de Saúde Mental De Psicologia: Dicas sobre Gestão do Tempo, Para os Alunos com Deficiência, Acessibilidade Digital, Dicas sobre o uso dos fones de ouvido, Acessibilidade atitudinal – Alongamentos e postura, Uso dos instrumentos e ferramenta de trabalho nas aulas, Acessibilidade arquitetônica – rompendo as barreiras arquitetônicas da sua casa. (Ambiente de Estudo x Cultura), Acessibilidade programática, Acessibilidade Atitudinal – Como manter uma alimentação saudável em tempo de isolamento social, Acessibilidade Atitudinal – LER (Lesão por Esforço Repetitivo), Dicas para não esquecer o que estudou nessa 2ª Unidade no Isolamento Social, Dicas de FEEDBACK – Professor/Aluno, e Afinal, o que vai cair na Prova Final?

Atualmente o NAI é composto pelos seguintes profissionais:

– Érika Aranha (Assistente Social e coordenadora do NAI)
– Aline Rodrigues (Acompanhante Terapêutica para Autistas)
– Arthur Souto (Coordenador do curso de Direito)
– Deborah Kishimoto (Coordenadora do curso de Arquitetura)
– Antonileni Medeiros (Coordenadora do curso de Farmácia)
– Claudia Reis (Coordenadora do curso de Biomedicina)
– Jaqueline Videres (Secretária dos cursos de Odontologia/Psicopedagoga)
– Shirley Rodrigues (Secretária dos cursos de Enfermagem/Pedagoga)
– Francyllayans Fernandes (Professora de Libras)
– Jayana Ventura (Professora do curso de Psicologia)
– Pollyana Abreu (Professora do curso de Fisioterapia)