Mensagem à Comunidade Acadêmica

Estimados Alunos, Professores, Gestores e Colaboradores, O Cento Universitário de João Pessoa – UNIPÊ tem sua missão alicerçada na qualidade do ensino, aliada a uma sólida formação humanizada, respeitosa e […]

19/03/2020

Estimados Alunos, Professores, Gestores e Colaboradores,

O Cento Universitário de João Pessoa – UNIPÊ tem sua missão alicerçada na qualidade do ensino, aliada a uma sólida formação humanizada, respeitosa e ética, para a promoção do bem-estar coletivo, e não obstante encontra-se adotando medidas para mitigação da pandemia do COVID-19, em consonância com a Portaria MEC nº 343, de 17.03.2020 e Decreto nº 9456/2020, de 15.03.2020, do Município de João Pessoa.

Desta forma, sempre com o intuito de atuar, de modo a garantir a preservação da saúde da comunidade UNIPÊ, decidimos suspender as atividades acadêmicas, pelo período de 17 a 29 de março de 2020, quando se torna imperiosa a gestão do processo educativo de forma remota, tanto com aulas virtuais síncronas (que possibilitam interação em tempo real entre professor e aluno) como assíncronas.

O plano de contingência do UNIPE (Resolução Nº 001/CONSEPE, de 17 de março de 2020) especifica cada uma dessas modalidades e as diversas tecnologias de informação e comunicação a serem utilizadas, visando assegurar o cumprimento dos planos de ensino, da carga horária prevista para as disciplinas, da entrega dos conteúdo e  objetivos do processo de ensino e de aprendizagem, de modo que os docentes seguirão com as atividades referentes às disciplinas teóricas, conforme planejamento e cronograma de aulas, por meio do AVA. Já no que diz respeito às atividades práticas, estas serão reprogramadas, quando do retorno à normalidade das atividades institucionais presenciais, resguardando, inclusive, as especificidades inerentes ao curso de Graduação em Medicina.

Este modelo, agora aplicado, demonstrou ser bem sucedido nos países que adotaram esta e outras medidas de contenção e combate à pandemia global, sendo hoje elogiadas por aqueles que vivem um momento de decréscimo de novos casos e já vislumbram o final do que pode ser considerado um dos piores momentos da história recente da humanidade.

Ressalte-se, por oportuno, que esta ação, atualmente implementada no UNIPÊ, só é de fato possível, em razão da postura ética, profissional, responsável, comprometida e apaixonada de nossos professores, de todos os gestores e colaboradores que compõem a comunidade acadêmica do UNIPÊ, bem como dos que fazem o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que se dispõem a fazer da educação um processo de transformação social.

E é isso que o momento atual nos impõe no UNIPÊ! Mais do que nunca, criatividade, inovação, empatia, resiliência, união, solidariedade e coletividade, para buscarmos, da melhor forma possível, ultrapassar este momento emergencial de pandemia e cumprir para além dos nossos propósitos educacionais, com os nossos valores humanitários de sentimento e solidariedade, que nos exige cuidar da saúde, corporal e mental, de todos: da nossa, daqueles que amamos, daqueles com quem convivemos e dos que, inclusive, não conhecemos.

No UNIPÊ somos e fazemos Educação! E como nos ensina Hanna Arendt “a Educação é o ponto em que decidimos se amamos a humanidade o bastante para assumirmos a responsabilidade por ela”.

João Pessoa, 19 de março de 2020.

Prof.ª D.ra Mariana de Brito Barbosa
Reitora