Jornal A União: professor de Medicina do Unipê explana o que é o choque anafilático

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) registra cerca de um milhão de pessoas hospitalizadas, anualmente, por anafilaxia. E embora não seja tão comum, desse total de reações, 155 […]

06/08/2021

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) registra cerca de um milhão de pessoas hospitalizadas, anualmente, por anafilaxia. E embora não seja tão comum, desse total de reações, 155 vão à óbito. Afinal, o que é um choque anafilático?

Foi para explicar a reação anafilática que o Jornal A União entrevistou o médico intensivista e professor de Medicina do Unipê Robson Vieira. Segundo Robson, o choque anafilático é uma reação alérgica aguda e que tem potencial de levar os indivíduos à óbito.

“Os principais sintomas são falta de ar, pressão baixa, estridor ao respirar, náuseas, vômitos, vermelhidão na pele, urticárias e edemas faciais”, disse o especialista. O médico ainda orienta como recorrer a atendimentos, como se contém a anafilaxia e como preveni-la.

Gostou do tema? Leia a matéria na íntegra!

Quer saber mais sobre o curso de Medicina do Unipê? Acesse a página da graduação!