Estagiários de Direito participam de atividades jurídicas por meio de plataformas virtuais

A pandemia do coronavírus ocasionou paralisações em diversas áreas, fazendo com que os serviços públicos e privados se adaptassem ao home office. Diante desse contexto, as atividades do Poder Judiciário […]

25/06/2020

Diante desse contexto, as atividades do Poder Judiciário passaram a funcionar por meio de trabalho remoto com atendimento e audiências virtuais. Dessa maneira, os Juizados Especiais Cíveis, sob o convênio entre o UNIPÊ e o Tribunal de Justiça da Paraíba, seguem em pleno funcionamento.

Desde 8 de junho, os alunos do curso de Direito que estagiam no Núcleo dos Juizados e nos equipamentos externos associados (Procon Municipal, Cejusc Fazendário, ProEndividados, Setor de Distribuição dos Juizados Especiais e Setor de Precatórios no TJ) passaram a acompanhar as audiências realizadas virtualmente pelo 6º Juizado Especial.

Além de participar como ouvintes de todos os atos constitutivos das audiências, os estagiários tiveram a possibilidade de, ao final, esclarecer possíveis dúvidas junto às juízas leigas, que presidem as sessões, e aos supervisores de estágio do UNIPÊ presentes.

Novos aprendizados

A participação e a receptividade têm gerado aprendizado, sobretudo em relação ao conhecimento de ferramentas tecnológicas, a cada dia mais importantes para as diversas áreas do conhecimento. Os estudantes se deparam com práticas inovadoras dentro do cenário jurídico.

Bianca Medeiros, aluna do 9º período (turma G), valorizou a importância de vivenciar de perto o funcionamento das audiências virtuais. “O respeito e paciência com todos os envolvidos sempre estiveram presentes e se repetem nesse novo cenário. Mesmo em tempos de pandemia, é perceptível que a Justiça não está poupando esforços para dar andamento aos processos e garantir os direitos das pessoas”.

Desafios do semestre

Coordenador do curso, o Prof. Me. Arthur Souto falou sobre os desafios acadêmicos ocasionados pelo isolamento social. “Sem sombra de dúvidas o semestre letivo 2020.1 foi um dos mais complexos (senão o mais) de todos os tempos. Contudo, nenhuma das nossas atividades deixou de ser realizada. Não poderia ser diferente com nosso campo de estágio, marca muito forte no processo de formação dos nossos alunos. Assim, dando andamento a nossa parceria com o TJPB, nossos alunos tiveram a oportunidade de assistir as audiências de forma não presencial, podendo se adaptar em todos os sentidos a essa nova realidade que se apresenta”, disse.

O docente ainda destacou a adaptabilidade dos processos educacionais da graduação em Direito. “Estamos atentos e prontos para direcionar a melhor formação possível aos nossos alunos, seja em condições ‘normais’, ou em quaisquer cenários que se apresentem”.

A partir de julho, os estagiários poderão, de forma voluntária, continuar acompanhando as audiências virtuais que irão ocorrer no âmbito do 4º e 6º Juizados Especiais Cíveis de João Pessoa. O Núcleo de Estágios dos Juizados do UNIPÊ vem trabalhando constantemente para otimizar da melhor forma possível o acesso ao aprendizado profissionalizante aos seus alunos.

Conheça mais sobre o curso de Direito.