UNIPÊ agora tem Escritório de Prática Jurídica na JFPB

Espaço está localizado na Justiça Federal de Primeira Instância na Paraíba, em João Pessoa

10/04/2023

Se você precisa de atendimento jurídico, temos uma novidade: já está em funcionamento o Escritório de Prática Jurídica Federal do UNIPÊ, que agora está localizado na Justiça Federal de Primeira Instância na Paraíba, o JFPB, em João Pessoa. O espaço atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Esse é um dos novos espaços do Fórum JFPB, no qual estudantes da graduação em Direito do UNIPÊ têm atendido o público hipossuficiente, ou seja, que não tem condições de arcar com as despesas de um processo jurídico no âmbito da Justiça Federal. 

Segundo o coordenador do curso, Prof. Me. Antônio Toscano, a mudança do Escritório para o JFPB é fruto do excelente relacionamento institucional com os órgãos de justiça. 

“O Escritório de Prática Jurídica da Justiça Federal já funcionava, há vários anos, em uma casa no mesmo bairro do Fórum Federal. Contudo, era um anseio da coordenação transferi-lo para o interior do Fórum: primeiro para dar maior conforto e segurança para colaboradores, estagiários e jurisdicionados; e segundo para dar maior mobilidade e dinamismo as atividades jurídicas do próprio Escritório”, considerou o coordenador. 

Apesar de hoje o processo judicial ser por vias eletrônicas, a mudança de endereço proporcionou celeridade devido ao acesso mais facilitado aos juízes, cartórios das vagas e às audiências. “É uma ferramenta importantíssima para o acesso à justiça de pessoas hipossuficientes”, destacou Antônio. 


Prática de excelência

A mudança, além de ser benéfica para a população, também propicia aos estudantes uma prática jurídica de excelência, em todos os aspectos pedagógicas envolvidos. Mateus Cavalcante Silva, estudante do 10º período da graduação, também entende que a transição para o Fórum Federal trouxe melhorias no sentido de aproximar o meio jurídico, estudantes e a população. 

“Esse convívio traz consigo também sentimentos em poder praticar todo aprendizado passado em sala de aula, que, de fato, há uma sensação ímpar em se sentir advogado, como também o de prestar serviço à sociedade, proporcionando à população de baixa renda auxílio jurídico e acesso à justiça, para que todos tenham seus direitos e deveres garantidos, sendo de grande importância para a comunidade local e para o aprendizado de todos os alunos ali presentes”, disse o aluno. 

O espaço foi inaugurado no dia 13 de março, contando com as seguintes participações: Profa. Dra. Mariana de Brito Barbosa (Reitora do UNIPÊ), professsor Antônio Toscano, Giselly Lima (Supervisora de estágios), Edilson Nobre Jr. (Presidente do Tribunal Regional Federal 5ª Região), Rogério Fialho (Desembargador Federal), Manoel Maia Neto (Diretor do Fórum) e Sérgio Murilo Queiroga (Vice-diretor do Fórum). 

Galeria de fotos