Inovação em Saúde: Clínica-Escola de Odontologia passa a utilizar endodontia mecanizada

Tecnologia é novidade entre os cursos de graduação da região

17/11/2022

Celebrando 15 anos de atividades, o curso de Odontologia do UNIPÊ anuncia uma novidade para os alunos e comunidade: a partir de 2023 a Clínica-Escola passa a utilizar endodontia mecanizada nos procedimentos para tratamento de canal.

A chegada do novo recurso ocorre por meio de uma parceria com a empresa alemã VDW, uma das líderes de mercado no segmento. Recentemente, todos os professores e alunos do curso foram treinados para atuarem com a técnica de instrumentação.

A endodontia mecanizada já domina os consultórios especializados e o cotidiano dos cursos de pós-graduação, mas é pouco usual nos cursos de graduação, em que o trabalho essencialmente manual ainda prevalece

O Prof. Me. Marcos Vasconcelos, coordenador do curso de Odontologia e especialista em Endodontia, explica que a implementação da tecnologia nos atendimentos foi viabilizada pela cessão em comodato dos equipamentos pela empresa VDW, além do apoio para a realização dos capacitações de toda a equipe.

“Os treinamentos foram realizados nos laboratórios da própria instituição, e envolveram cerca de 140 alunos e professores. Trata-se de algo pioneiro em um curso de graduação na região”, detalha o docente.

Inovação em Odontologia

Além da endodontia mecanizada, o curso vem inovando com a adoção de medicação intracanal de ponta, cimentos biocerâmicos para obturação dos canais e ainda a odontometria eletrônica, com uso de localizadores foraminais.  

A implantação do ultrassom na endodontia também foi um grande avanço durante o ano de 2022. Professores e monitores foram treinados pelo professor Alexandre Capelli, Fundador da HelseUltrasonic, que desenvolve e fabrica os inovadores insertos ultrassônicos que estão mudando a Odontologia.

Hoje, é possível garantir uma eficácia dos tratamentos de canais, por meio da promoção de uma desinfecção promovida pela ação do instrumento ultrassônico nas soluções utilizadas para descontaminação, além do uso dos insertos para cortar a estrutura dentária de forma mais delicada e com a preservação de uma maior quantidade de tecido sadio, em consonância com a odontologia minimamente invasiva. 

Qualidade na formação e atendimentos

Aluno do 10º semestre e monitor da disciplina de Endodontia Clínica, Fábio Dias destaca a relevância da implementação das tecnologias na graduação. “É algo muito diferenciado, pois só é vista a nível de pós-graduação, e que o contato com estes equipamentos e técnicas, com certeza farão muita diferença no mercado de trabalho”.

A intenção do curso de Odontologia é seguir trazendo inovação para os seus quatro laboratórios de simulação, quatro clínicas de atendimento a pacientes, 104 consultórios, bloco cirúrgico e clínica de radiologia.

É o maior centro de aprendizagem em Odontologia da região oferecendo o que há de mais moderno para a formação dos alunos e atendimentos à comunidade!

 
Esta ação está alinhada com os indicadores 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), plano que envolve 17 objetivos para erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, promoção de saúde e bem-estar em todo o planeta. Saiba mais sobre os indicadores que fazem parte do nosso DNA aqui.   

Galeria de fotos