Alunos alcançam 3º lugar no Dragão Fashion 2025

Etapa final aconteceu em Fortaleza entre os dias 14 e 17 de maio

04/06/2025

Entre os dias 14 e 17 de maio, alunos do curso de Design de Moda foram para Fortaleza participar do Dragão Fashion 2025 e alcançaram o 3º lugar na competição!

Das 20 universidades inscritas, apenas 8 foram selecionadas para a etapa final, e a UNIPÊ foi uma delas. Após o aceite, os alunos iniciaram um trabalho intenso e coletivo na construção da coleção.

Conseguimos destacar nosso trabalho por meio de um diferencial marcante: o uso de tecnologias ancestrais, como o crochê, técnicas manuais como bordado e pintura, dialogando poeticamente com o uso da robótica.

Esse contraste entre o manual e o tecnológico resultou numa leitura única e sensível do tema proposto pelo edital: “Inteligência Autoral”. O resultado desse esforço coletivo foi a conquista do 3º lugar no pódio.

Além da participação no concurso, também realizamos uma visita técnica à fábrica da Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis da América Latina. Nessa oportunidade, nossos estudantes puderam conhecer de perto processos industriais, uma vivência extremamente enriquecedora para a formação acadêmica e profissional.

Confira os depoimentos:

Dyana Barreto Bezerra: “Orientar nossos estudantes é uma experiência profundamente transformadora, tanto para eles quanto para mim. Mais do que uma competição, vivenciamos uma verdadeira imersão criativa e coletiva com a nossa coleção ‘Jardim das Delícias Virtuais’, que reforça a potência do nosso curso e a importância de iniciativas como essa para a formação acadêmica e humana. Sem dúvida, uma das experiências mais marcantes da minha trajetória como professora.”

Amanda Lúcia Meireles de Anacleto: “Ter representado a moda Paraibana em um dos maiores eventos de moda do país foi uma experiência surreal. Ver nossas peças desfilarem por trás das cortinas e a sensação de subir na passarela no final do desfile é indescritível. O alívio de tudo ter dado certo e a certeza de que fizemos uma coleção coerente, inovadora e bela.”

Anny Gabrielly dos Santos Andrade Oliveira: “Foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. O mais incrível foi ver o impacto das nossas criações na passarela. O público ficou impressionado com a fusão entre moda e tecnologia. Ali, percebi que a robótica não está limitada às salas de aula ou às competições, ela também pode ser arte, expressão e inovação. Essa experiência me ensinou muito mais do que técnicas ou códigos, me ensinou a importância da colaboração entre áreas diferentes, a força da criatividade e, principalmente, que a robótica pode ir além do óbvio. E todo esse esforço foi reconhecido.”

Gabriel Antônio dos Santos Andrade Oliveira: “Atuei como diretor criativo da coleção, e essa experiência foi fundamental para meu desenvolvimento profissional. Ela me proporcionou a oportunidade de vivenciar todas as etapas do processo criativo, com ênfase na produção manual e na construção de uma coleção autoral. Apesar dos desafios, considero essa vivência extremamente enriquecedora e relevante para minha formação acadêmica e para minha futura atuação no mercado.”

Marggory Ellen Rodrigues dos Santos: “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Ter a oportunidade de vivenciar como é todo o processo de desenvolver uma coleção desde a criação dos looks até o backstage. Foi, de fato, uma experiência muito enriquecedora. Após viver toda essa experiência, pude perceber que estou mesmo no caminho certo, de que a moda não é apenas um ‘hobby’, mas sim a carreira que quero seguir.”

Mayra Pereira Pinangé Guedes: “Foi uma experiência única. Vivenciar de perto a correria do backstage foi incrível, e estar ali e compartilhar tudo isso com nossa orientadora, amigos e colegas que admiro tanto tornou tudo ainda mais especial. Ver nosso trabalho ganhar vida na passarela foi como um sonho se concretizando diante dos nossos olhos. Ganhar o 3º lugar foi a certeza de que todo o nosso esforço valeu a pena e de que nossa coleção foi recebida exatamente da forma que queríamos.”

Samara Longo Fernandes: “Desde o começo eu sabia que seria um grande desafio, mas foi bem mais do que isso: foi superação, foi frio na barriga, foram noites sem dormir e a descoberta de que não ter mais 20 anos não foi um obstáculo para continuar sentindo que posso começar a realizar coisas novas sempre que eu quiser.”

Silvano Barbosa Germano Filho: “Essa experiência foi um verdadeiro marco na minha trajetória. Ver tudo aquilo que construímos com tanto cuidado, estudo e criatividade se transformar em obras com alma foi emocionante. Cada detalhe pensado, cada escolha feita com propósito, e depois ver tudo isso ganhando vida na passarela, sendo visto e elogiado por tanta gente, foi surreal. Foi gratificante demais representar minha equipe, minha universidade e tudo em que acreditamos.”

Thayná de Sousa Simões: “Saber que pude contribuir para que a Paraíba estivesse no pódio do maior evento de moda do Nordeste me deixa extremamente orgulhosa. Sem dúvidas, é algo que ficou marcado em minha trajetória. Já estou ansiosa para a próxima temporada.”