CBN João Pessoa: médica infectologista do Unipê explica questões sobre as arboviroses na Paraíba

A Paraíba tem tido dados cada vez maiores de arboviroses. Entre os meses de janeiro e agosto, mais de 10 mil casos de dengue foram registrados. De chikungunya, foram mais […]

15/09/2021

A Paraíba tem tido dados cada vez maiores de arboviroses. Entre os meses de janeiro e agosto, mais de 10 mil casos de dengue foram registrados. De chikungunya, foram mais de 6 mil, e de zika, mais de mil. Os dados são as Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.

Para explicar os problemas que essas infecções causam à população, a Rádio CBN João Pessoa realizou uma entrevista ao vivo com a médica infectologista e Profa. Dra. Ana Isabel Vieira Fernandes, do curso de Medicina do Unipê.

À Rádio, a infectologia diferenciou cada uma das doenças e seus sintomas. “Elas inicialmente são muito semelhantes. Podem cursar com febre, manchas no corpo, dor de cabeça, indisposição, mas ao longo dos dias as doenças vão se diferenciando”, expôs Ana.

A especialista ainda apresentou as peculiaridades da evolução de cada doença, tratamentos, o tempo de incubação delas, questões como o consequente desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré pela Zika ou Chikungunya e seu motivo, recaídas e prevenção.

Gostou do assunto? Confira a entrevista na íntegra!

Para saber mais sobre o curso de Medicina do Unipê, acesse o site da graduação.