Caminhada ecológica pelo campus celebra os 53 anos do UNIPÊ

Evento contou com a participação de alunos, professores, colaboradores e comunidade

14/06/2024

Em 2024 o UNIPÊ celebra 53 anos de uma história marcada pelo compromisso com o povo paraibano!

E para celebrar mais um aniversário, no dia 7 de junho foi realizada uma Caminha Ecológica pelo campus em João Pessoa, reconhecido não apenas como um centro de educação e serviços prestados à comunidade, mas por sua integração com a natureza.

Marcado pelo clima de alegria e aprendizado, o evento contou com a participação de alunos, professores, colaboradores e comunidade.

Os depoimentos foram bem bacanas: “Ao conhecer a história que envolve o UNIPÊ, entre fatos históricos e vegetação, o que mais marca é a poesia de como tudo é conduzido pelas pessoas da fundação até os dias atuais”, disse um aluno.

Outro participante complementou: “Foi surpreendente conhecer a riqueza histórica e cultural do campus, sua riqueza natural, mata, flora e o tamanho, que não tinha ideia de quão grande é!”.

Confira os pontos da caminhada:

– Check-in
A caminhada teve início no Ginásio Poliesportivo, onde os participantes foram recepcionados pela comissão discente composta por Antônio Venâncio Damaceno Neto (Medicina Veterinária), Raimundo Bruno Gonçalves de Castro (Marketing), Rebeca Moura de Morais (Psicologia) e Ana Vitória Léda Bastos (Psicologia) e todos receberam coletes de identificação.

Na sequência, Olavo Nóbrega Distéfano, aluno do quinto período do curso de Educação Física, conduziu uma sessão de aquecimento e alongamento.

– Bloco H
O primeiro destino foi o Bloco H, de exploração do verde e da fauna do campus, explicados pela Profa. Dra. Claudia Facini dos Reis, bióloga, que fez um convite para que todos os participantes olhassem para o mundo natural com respeito e admiração, compreendendo que a saúde do planeta e a nossa própria qualidade de vida dependem da preservação da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas.

Biblioteca Central
Em seguida, a caminhada rumou para a Biblioteca Central, um dos pontos mais importantes do campus, um verdadeiro templo do conhecimento. A colaboradora Cecilia Alessandra Silva Rimar, coordenadora do espaço, fez um breve relato sobre a importância da biblioteca para a comunidade acadêmica, destacando o acervo rico e a beleza arquitetônica do espaço.

– Museu do Homem e da Terra
A caminhada seguiu pelo Museu do Homem e da Terra, composto pela Praça das Pedras, um espaço que reúne diversas obras de arte e elementos históricos do campus como a história da instituição, lembrando os pioneiros que sonharam com um futuro promissor para o UNIPÊ, com paixão e entusiasmo.

Os participantes também visitaram a réplica da Pedra de Ingá, do sítio arqueológico com inscrições rupestres, homenageando a história da Paraíba e a cultura local. Todos puderam observar as inscrições e aprender sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.

– Mata Atlântica
A próxima parada foi a mata atlântica do campus, um dos espaços mais verdes e relaxantes do complexo.

– Casa de Farinha e Casa de Vidro
A jornada seguiu para a Casa de Farinha, onde os participantes aprenderam sobre o processo de produção da farinha de mandioca, uma tradição da região, e para a Casa de Vidro, conhecida como Centro Cultural Zezita Matos, um espaço dedicado à cultura e à arte.

Demonstração de cobras
Para finalizar, os participantes foram recepcionados pelos alunos Júlia Corrêa Lang e Otávio Seixas Gadelha Neto, do curso de Medicina Veterinária, para uma demonstração de cobras, com dois répteis, procedimento supervisionado pelo Prof. Dr. João Paulo de Lacerda Roberto, coordenador do curso. A proposta foi abordar a importância da preservação da fauna e a relação do homem com a natureza.

– Check-out
A aluna Thayná Soares dos Santos, do curso de Fisioterapia, conduziu os participantes para uma sessão de relaxamento e respiração, oferecendo técnicas para aliviar o estresse e promover o bem-estar.

A Caminhada Ecológica foi uma experiência que marcará para sempre os participantes, que se encantaram com os relatos históricos, o acesso ao espaço florestal e a biodiversidade do melhor Centro Universitário de João Pessoa!

Galeria de fotos