UNIPÊ oferece atendimento gratuito em Fisioterapia para pacientes com sequelas da Covid-19

O curso de Fisioterapia do UNIPÊ deu início ao Programa de Reabilitação Pós-Covid-19, projeto acadêmico que disponibiliza atendimentos gratuitos aos pacientes que apresentam sequelas após a contaminação do novo coronavírus. […]

28/04/2021

A assistência será realizada gratuitamente na Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIPÊ, de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h e das 18h40 às 22h, por meio de agendamento prévio feito exclusivamente pelo telefone (83) 2106-9271.

Para participar, os interessados devem atender aos seguintes requisitos:

– Portar resultado do RT-PCR positivo para SARS-COV19 na admissão;
– Pacientes hospitalizados: prazo mínimo para admissão de 10 dias após alta hospitalar;
– Pacientes que não foram hospitalizados: o prazo para admissão será de 14 dias após início dos sintomas;
– Permanecerão no projeto os pacientes que assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), liberando dados para possíveis e futuras pesquisas.

Mais sobre o projeto

Segundo a Profa. Dra. Pollyana Soares de Abreu Morais, coordenadora do projeto, muitas pessoas que tiveram Covid-19 apresentam disfunções respiratórias e motoras, o que reduz sua funcionalidade.

“Nosso programa de reabilitação atenderá às necessidades individuais, além de proporcionar um maior conhecimento sobre as repercussões da doença e da terapêutica, em sua totalidade, por parte dos profissionais de saúde, possibilitando uma melhor assistência pós-Covid-19”, explica a docente.

A iniciativa, que conta com o envolvimento de professores e alunos do último período do curso, tem como colaboradores os docentes do curso de Fisioterapia, Dra. Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo, Me. Dostoievsky Ernesto de Melo Andrade e Me. Fábio Correia Lima Nepomuceno.

Clínica-Escola de Fisioterapia

A Clínica-Escola atende nas diversas áreas da Fisioterapia, incluindo as atividades desenvolvidas por projetos de extensão institucionais, como o Programa de Atenção Integrada à Criança com Microcefalia por Zika Vírus.

Para tanto, o espaço conta com infraestrutura composta por amplas unidades de tratamento com equipamentos fisioterapêuticos, como os de ortopedia e traumatologia, reumatologia, neurologia, saúde da criança, da mulher e do homem, do trabalhador, do idoso, estúdio de pilates, dermatofuncional e piscina terapêutica aquecida.