Saúde social: UNIPÊ oferece programa de acolhimento à comunidade acadêmica

Um trabalho de escuta psicológica vem proporcionando conforto emocional a estudantes, colaboradores e professores: é o AcONchego, Programa de Acolhimento e Desenvolvimento de Habilidades Sociais oferecido pelo UNIPÊ com o […]

24/05/2021

Um trabalho de escuta psicológica vem proporcionando conforto emocional a estudantes, colaboradores e professores: é o AcONchego, Programa de Acolhimento e Desenvolvimento de Habilidades Sociais oferecido pelo UNIPÊ com o intuito de cuidar da saúde social da nossa comunidade acadêmica.

Quem sentir necessidade de participar do AcONchego, em especial pessoas afetadas de forma direta ou indireta pela Covid-19, contará com uma programação diversificada, realizada por canais digitais.

Já ocorreram diversas atividades, rodas de conversa e terapias. No plano atual, são oferecidas as seguintes opções:

– Atendimentos através de escuta
Segundas e terças-feiras, das 19h às 20h. Agendamento pelo WhatsApp (83) 98730-7417.

– Clube do Livro
Quintas-feiras, 16h. Acesse a sala virtual

– Alongamento e relaxamento para o seu bem-estar
Sextas-feiras, 9h às 10h. Acesse a sala virtual

– Conversa terapêutica
Quartas-feiras, 17h. Acesse a sala virtual

– Terapia com florais
1º e 15 de junho, 13h. Acesse a sala virtual

Relações humanas fortalecidas

Em um momento histórico difícil provocado pela pandemia, são necessárias ações que fortaleçam as relações humanas e promovam a cooperação entre a comunidade escolar.

A professora Leda, do curso de Psicologia, amou a experiência de participar do projeto. “Foi maravilhosa. Os depoimentos são lindos e cheios de sentimento. A exposição do assunto foi precisa e a participação dos ouvintes com seus relatos de perdas, luto e ressignificações foi perfeita. Espaço de cura e mudança”.

Não por acaso, o art. 53 do Decreto Estadual n. 41.010 (de 7/2/2021) estabelece que as instituições de ensino criem espaços para fala e escuta qualificada de estudantes e profissionais.

Para isso, também vem sendo buscada uma maior atuação do Núcleo de Acessibilidade Institucional, com ações de acessibilidade atitudinal, a exemplo de voluntariado e empatia, bem como incentivado o uso das redes sociais de cada curso ou setor do UNIPÊ para atividades de promoção do bem-estar biopsicossocial.